Máquinas… Gente… Vida…

A vida nas grandes cidades faz com que as 24 horas do dia sejam ainda poucas para as nossas atividades. Buscamos o quê? Esperamos o que de nós mesmos? Quando vamos ter um tempo para um café, um bate-papo com o cara da banca de jornais, com o colega de trabalho, com aquela menina que sempre cruzamos um olhar. Os urbanóides, criaram um vício que os impede de ver sutilezas no dia a dia. Você caminha por uma calçada de uma avenida como a Paulista, em São Paulo e vê que os rostos estão como que travados. Desesperados para chegar a algum lugar. Uma carga de tarefas que chega à exaustão. Ganhar dinheiro é preciso. Trabalho, pouco tempo de descanso, faculdade à noite… Entendo. Já fiz muito isso. Trabalhava o dia todo, ia direto para a faculdade e voltava para casa lá pelas onze, onze e meia da noite… Aí então ia jantar e dormir à 1 da madrugada. E o ciclo se repetia dia após dia. Sei como é e isto não é uma crítica. É um fato. Mas o que proponho é que separemos pelo menos dez minutos do dia para dar uma olhada em um jardim. Observar o movimento do caminhão do lixo e aquela maquinaria toda de pressão, alavancas, pistões. Aproveitar e dar um bom dia àquele cara que coleta o lixo na calçada e coloca nesse caminhão. Observar a arquitetura local, as formas, os desenhos e até os grafites pintados ou esculpidos nos muros. Experimentar sorrir para alguém e cumprimentar. Observar o trabalho do cara com a britadeira a serviço da companhia de gás ou de telefone e trocar algumas breves palavras com ele, sobre o seu trabalho, sobre como seria difícil se um de nós – vestidos socialmente, trabalhando em escritórios modernos, com café, água gelada, bolachinhas disponíveis – um dia tivéssemos que encarar um trabalho desses por várias horas e vários dias. Comentar como a Dona Zezé, a moça do café, esta mais bonita com seu novo corte de cabelo.

São só dez minutos. Observar os detalhes. Os detalhes que compõe o todo. Os detalhes que fazem a diferença. Dez minutos que farão a diferença no seu dia.

Gosta de detalhes, imagens do dia a dia que passaram despercebidas? De uma passeio pelo site. Movimento, detalhes, cenas de cidades do mundo, detalhes da natureza, surpresas, enfim, usem esses dez minutos para dar uma espiada.

“E sejam felizes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s