Mestres da Fotografia

A fotografia é a forma de se registrar, ou escrever com a luz. Não se resume apenas ao processo mecânico de registro, seja em acetado com emulsão de prata ou em um sensível retângulo digital de milhões píxeis. Não se resume ao mero apertar de um botão. Toda uma história, toda uma técnica, todo um aprendizado, observação, criatividade, pioneirismo está por trás desse ato de registrar o mundo. Desde os tempos de Leonardo da Vinci, a câmara escura,

Imagem: Wikipédia

Niépce com seu primeiro registro de uma visão de sua janela, em placa de estanho revestida de betume. Daguerre, William Henry Fox-Talbot, pioneiros em seu intento de registrar em diversos materiais o que nossa visão efêmera jamais conseguiria. Em sua evolução, a fotografia contou também com George Eastman,

Imagem: Wikipédia

que popularizou o registro de viagens, fatos, famílias, com sua câmera portátil carregada com um filme de acetato que poderia ser desenrolado por botões externos, podendo registrar diversas cenas do cotidiano das pessoas maravilhadas com esse poder.

Com a popularização, começaram a surgir, entre amadores, simpatizantes e profissionais, figuras que se destacaram nessa arte, que nos primórdios foi criticada mas que com o passar dos anos, se tornou algo indispensável na transmissão de ideias, documentação de fatos e lugares antes desconhecidos.

Muitas dessas figuras, com criatividade, esforço e determinação, criaram uma verdadeira linha do tempo, marcando momentos históricos, personalidades, eventos, guerras, natureza, enfim, registrando momentos que ficaram perenes nos periódicos, galerias, álbuns em todo o mundo.

Uma síntese dessa história, desses grandes fotógrafos que documentaram a vida, a morte, alegrias e tristezas pode ser agora vislumbrada por uma obra de outro grande fotógrafo, aqui mesmo no Brasil, Rio De Janeiro, Renato Rocha Miranda, em seu recém lançado e-book Mestres da Fotografia, que trás um a um , muitos dos grandes pioneiros e desbravadores desse universo fotográfico que maravilhou e continua maravilhando todos pelo mundo. Essa obra gratuita,  de mais de trezentas páginas, ricamente ilustrada, feita com qualidade esmero e paixão, pode ser “baixada” AQUI!!

Renato, que já viajou pelo mundo, por conta própria e profissionalmente, já trabalhou por muitos anos em um veículo de comunicação de grande importância no Brasil, fotografou grandes atores e atrizes, visitou a base brasileira reconstruída na Antártica, num projeto de sua autoria que contempla mais quatro grandes desertos no mundo: Saara, Arábia, Gobi e Kalahari. Possui um canal digital (Imagens, Números e Vísceras) onde passa todo seu conhecimento fotográfico embasado na técnica, ciência, história. Ministra aulas de fotografia online e também em seu estúdio, o Criadouro Carioca, um espaço onde se respira fotografia. Nesta época de quarentena, promoveu um ciclo de debates online com grandes personalidades da fotografia, incluindo Márcio Scavone, André Mansano, Antônio Neto, Michelle P. Pucarelli, Paulo Marcos M. Lima entre outros mestres.

Esse post foi dedicado aos que amam a arte de fotografar, amam a técnica, amam a ciência como base. E também para divulgar o trabalho de Renato, um feito hercúleo de tocar um estúdio, ministrar aulas, escrever livros e participar ativamente da mídia digital.

Link para baixar o livro: Mestres de Fotografia, de Renato Rocha Miranda.

Boa sorte e vida longa para todos nós. Lembrem-se:

FIQUEM EM CASA!!! PROTEJAM A VOCÊS E A QUEM AMAM!!!

 

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.